INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA

Alto desempenho e precisão em medições de temperatura.

Definição:

Inspeção termográfica é uma averiguação, realizada periodicamente em determinada instalação industrial ou predial, bem como em processo químico, anatômico ou biológico, através de uma câmara infravermelha de alta resolução, com o intuito de se visualizar todos os pontos passíveis de ocorrências de aquecimentos, que prenunciem uma falha ou irregularidade. Esta inspeção se realiza sem a necessidade de interrupção do processo produtivo e sem contato físico do inspetor com qualquer elemento hostil.

Vantagens:    

Custo X benefício: O custo de uma inspeção termográfica versus a economia que ela proporciona é imensurável, pois através de um planejamento periódico de inspeções termográficas, elimina-se a ocorrência de falhas imprevistas e a necessidade de paradas na produção não programadas, sem contar a minimização da ocorrência de acidentes de trabalho e prejuízos materiais. A economia alcançada através da eliminação de falhas que propiciam perdas de temperatura ou energia é significativa.
Não-Interferência no processo produtivo: Para apresentação de melhor resultado as inspeções são realizadas com os processos em plena atividade ou carga, não havendo assim a interrupção de qualquer procedimento ou interferência na produção durante a inspeção.
Segurança: As medições são seguras, realizadas à distância, sem necessidade de contato físico do inspetor com a instalação.
Agilidade: A inspeção termográfica é realizada por equipamento portátil tornando-se um processo rápido e de alto rendimento. O resultado é instantâneo, possibilitando intervenção imediata no caso de detecção.